Você alguma vez já acessou algum site ou baixou algum aplicativo apenas por causa da sua aparência? Pode parecer estranho, mas muitas pessoas clicam e acessam muitos conteúdos da internet apenas pelo visual que ela apresenta. Esse é um recurso bastante interessante e que pode render à sua empresa muitos seguidores em redes sociais ou cliques no seu site. Portanto, decidimos destrinchar esse assunto aqui para você, leitor do nosso blog, para que fique bem claro a sua importância.

 

Nesse artigo você verá:

  • Importância de ter uma logo

  • Paleta de cores

  • Culturas

  • Minimalismo

 

 

Importância de ter uma logo

Nos dias atuais é praticamente essencial ter uma logomarca para a sua empresa, produto ou serviço. Não é segredo para ninguém que a marca de um negócio está diretamente ligada a imagem que ela passa, nesse caso a logo. Porém, notamos que existem inúmeros casos nos quais o uso do logotipo é esquecido, tornando essa empresa mais esquecida e atrás dos seus concorrentes no mercado. Mas por que isso acontece?

 

Tome como exemplo essas 3 marcas famosas: Twitter, Apple e Pepsi. Você sabe o que elas têm em comum? Todas elas possuem logos marcantes e criadas com base no número de ouro (mas calma, iremos falar sobre essa técnica melhor mais pra frente). Quem nunca olhou para uma maçã e imediatamente lembrou da Apple? Ou quem nunca viu um pássaro azul e lembrou do Twitter? Acredito que todos nós já passamos por pelo menos uma dessas duas situações citadas anteriormente, mas isso não acontece por acaso.

 

Empresários ao redor do mundo vêm decidindo investir cada vez mais na produção de logomarcas para suas ideias. Muitas vezes são ideias simples (e que geralmente são as melhores), porém que causam grande impacto no seu público. O fato de ter uma pequena imagem que representa todos os seus valores e ideais é extremamente importante e é comprovadamente mais eficiente na captação e atração de clientes. Portanto lembre-se: Quanto melhor for sua logo, mais clientes você atrairá.

 

 

Paleta de cores

Um dos principais pilares para ter uma boa identidade visual é ter bem definida a sua paleta de cores. Com certeza já lhe ocorreu a seguinte situação:

 

Você procurando algo no Google, clica em um site qualquer com a finalidade de achar a solução para o seu problema. Ao acessar esse site você da de cara com cores muito fortes que fazem seus olhos doerem. Ou então você percebe que existem várias cores diferentes dispostas de forma aleatória que deixam o site “poluído” e sem seguir um padrão bem definido. Em ambos os casos a reação do usuário deve ser a mesma, fechar a página e procurar outra. Tenho certeza que não é isso que você quer com o seu site, não é mesmo? Afinal, queremos ter bastantes acessos nos nossos sites.

 

O ideal a se fazer é criar uma paleta de cores. Primeiro de tudo tem que se definir as cores primárias e secundárias para poder gerar a paleta. Observe as cores predominantes da sua empresa e defina a cor principal, após isso vá variando entre os tons dessa cor para poder manter um padrão. Faça o mesmo com a cor secundária. É bastante importante deixar definida essa paleta para facilitar na criação de cartões de visita, postagens, cor do site e entre outras coisas.

 

 

Culturas

Um dos sistemas mais adotados por várias empresas no mundo é o sistema de culturas. Ele é de suma importância para quem quer criar uma marca forte e bem notada, e isso é bastante notado na logo. Existem culturas de arquearias ( o time de futebol Chapecoense é um exemplo disso), outras de robótica, outras de animais etc. Varia muito de cada empreendimento. O importante é tentar juntar a cultura e os valores da empresa para poder criar uma logo inteligente e agradável aos olhos do consumidor.

 

Definir uma cultura é o primeiro passo para trazer uma atmosfera diferente para o ambiente de trabalho, pois tudo isso reflete no exterior, isto é, em como o cliente vê o seu negócio diante dos concorrentes.

 

Minimalismo

Existem vários modelos e estilos de logos que impactarão de formas diferentes no visual que o seu site ou aplicativo terá. Um dos principais e mais utilizados estilos é o minimalismo. Mas você sabe do que se trata? Basicamente é um estilo de arte que leva consigo o lema de que “menos é mais”, ou seja, quanto menos informação e quanto mais limpa for a sua arte melhor vai ser o resultado final.

 

O minimalismo busca não só a simplicidade como também busca passar uma informação da forma mais clara possível e que sempre agrade visualmente. Portanto a nossa dica é sempre buscar criar logos no modelo minimalista, pois é um modelo famoso e já comprovado de sucesso no mercado. Não tenha pena de gastar um dinheirinho a mais para contratar um designer de melhor qualidade, pois é com esse investimento que o seu site chamará mais atenção e se destacará entre os concorrentes.

 

Nós citamos anteriormente nesse artigo que algumas logos foram feitas com base no número de ouro ou, em inglês, golden ratio. Esse método consiste em utilizar o número de ouro (ou proporção áurea) para criar artes de forma precisa e seguindo um padrão. Twitter, Apple e Pepsi são exemplos de logos que utilizam esse método em sua composição.

 

Caso você tenha perdido alguma coisa, aqui vai um resumo:

  • Sempre tenha uma logo

  • Tente expressar os valores da sua empresa na logo

  • Tenha sempre uma paleta de cores definida

  • Implemente uma cultura

  • Busque sempre pelo simples, porém direto

 

 

Usando essas dicas, temos certeza que você irá melhorar a identidade visual da sua empresa e trará um toque mais profissional.

 

Gostou do artigo? Comente e compartilhe com os amigos.